domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula: Produtos Notáveis


Conteúdos: Produtos notáveis, área e perímetro de figuras planas.

Objetivo Geral:
Compreender o seu significado, reconhecer suas representações, selecionar, organizar, interpretar dados de diferentes formas a partir de certa propriedade.

Objetivos específicos:
Traduzir informações geométricas para a linguagem algébrica;
* Comparar escritas algébricas e reconhecer equivalências entre elas;
* Reconhecer e desenvolver o quadrado da soma de dois termos utilizando estratégias de cálculo algébrico e geométrico;
* Utilizar a linguagem algébrica para representar a área e o perímetro de uma figura.

Justificativa:
Fornecer alternativas para que os alunos não apenas memorizem as expressões sem significado, mas explorar o significado geométrico dos produtos notáveis e sua relação com o trinômio quadrado perfeito sendo assim construído um caminho para a compreensão da álgebra.

Procedimentos metodológicos: 
* Atividades em grupos e individuais que exploram diferentes contextos;
* Revisar as áreas dos quadriláteros: quadrado e retângulo, operações com polinômios;
* Ensinar a construção geométrica, para perceber as relações entre a álgebra e a geometria, confeccionando em cartolina ou papel quadriculado o quadrado decompondo em 04 figuras: 1quadrado maior, 1 quadrado menor, e dois retângulos, e  ao transpor o produto notável e efetuar o cálculo da área, os alunos consigam visualizar a origem e o significado de termos como 2ab e compreender melhor a demonstração geométrica.

Recursos Materiais: Aula expositiva, livros didáticos e paradidáticos, caderno do aluno SEE, papel quadriculado, régua, lápis de cor, cartolina, uso de tecnologia, uso de narrativas com notícias de caráter formativo, reflexivo em diferentes contextos, trazendo para a formação de alunos leitores, possibilitando a autonomia de pensamento.

Exemplificando:

Exercício 01:

Exercício 02:

Exercício 03:


Avaliação: Contínua, análise do processo de aprendizagem do aluno, para que eles estabeleçam capacidade de significar os produtos notáveis com interpretação geométrica. Observação da participação e interação coletiva com os colegas na sala de aula, e o desenvolvimento das competências leitora e escritora de cada aluno. 


“Educar não é cortar as asas: é orientar para o vôo.”
Samuel Ramos Lago

Um comentário:

  1. PARABÉNS EXCELENTE ,ALÉM DE SER UM CONTEÚDO QUE OS ALUNOS SEMPRE IRÃO USAR É MUITO INTERESSANTE A MANEIRA COMO ELE FOI APRESENTADO AQUI E A POESIA TAMBÉM MUITO LINDA E DE BOM GOSTO :)

    ResponderExcluir