Conteúdos: Produtos
notáveis, área e perímetro de figuras planas.
Objetivo Geral:
Compreender o seu significado, reconhecer suas
representações, selecionar, organizar, interpretar dados de diferentes formas a
partir de certa propriedade.
Objetivos específicos:
* Traduzir
informações geométricas para a linguagem algébrica;
*
Comparar escritas algébricas e reconhecer equivalências entre elas;
* Reconhecer
e desenvolver o quadrado da soma de dois termos utilizando estratégias de
cálculo algébrico e geométrico;
*
Utilizar a linguagem algébrica para representar a área e o perímetro de uma
figura.
Justificativa:
Fornecer alternativas
para que os alunos não apenas memorizem as expressões sem significado, mas
explorar o significado geométrico dos produtos notáveis e sua relação com o
trinômio quadrado perfeito sendo assim construído um caminho para a compreensão
da álgebra.
Procedimentos metodológicos:
* Atividades
em grupos e individuais que exploram diferentes contextos;
*
Revisar as áreas dos quadriláteros: quadrado e retângulo, operações com
polinômios;
*
Ensinar a construção geométrica, para perceber as relações entre a álgebra e a
geometria, confeccionando em cartolina ou papel quadriculado o quadrado
decompondo em 04 figuras: 1quadrado maior, 1 quadrado menor, e dois retângulos,
e ao transpor o produto notável e efetuar o cálculo da área, os alunos consigam
visualizar a origem e o significado de termos como 2ab e compreender melhor a
demonstração geométrica.
Recursos Materiais: Aula expositiva, livros didáticos e paradidáticos, caderno
do aluno SEE, papel quadriculado, régua, lápis de cor, cartolina, uso de
tecnologia, uso de narrativas com notícias de caráter formativo, reflexivo em
diferentes contextos, trazendo para a formação de alunos leitores,
possibilitando a autonomia de pensamento.
Exemplificando:
Exercício 01:
Exercício 02:
Exercício 03:
Avaliação: Contínua,
análise do processo de aprendizagem do aluno, para que eles estabeleçam
capacidade de significar os produtos notáveis com interpretação geométrica. Observação
da participação e interação coletiva com os colegas na sala de aula, e o
desenvolvimento das competências leitora e escritora de cada aluno.
“Educar
não é cortar as asas: é orientar para o vôo.”
Samuel Ramos Lago
PARABÉNS EXCELENTE ,ALÉM DE SER UM CONTEÚDO QUE OS ALUNOS SEMPRE IRÃO USAR É MUITO INTERESSANTE A MANEIRA COMO ELE FOI APRESENTADO AQUI E A POESIA TAMBÉM MUITO LINDA E DE BOM GOSTO :)
ResponderExcluir